Respostas 2

Confira as dúvidas dos consumidores sobre o racionamento de energia elétrica nas regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste. 

Confira aqui as dúvidas dos usuários sobre:

Lâmpadas

1) É verdade que a lâmpada fluorescente não deve ser ligada e desligada com freqüência senão, além de dimimuir a vida útil, gasta mais energia?
R: Não ocorre maior consumo de energia. A questão é que a lâmpada fluorescente não suporta o liga e desliga. Esse movimento pode acabar queimando a lâmpada. Nesse caso, o consumidor teria prejuízo ao comprar uma nova lâmpada.

 

O consumo dos equipamentos

1) O computador gasta muita energia?
R: O computador não está entre os aparelhos que mais gastam energia em casa. A potência média é de 255 watts - o equivalente à potência de uma geladeira simples. Mas você pode economizar sem prejudicar seu trabalho ou diversão. Uma dica do engenheiro Victor de Souza Villa Verde - do Procel - é manter o monitor desligado nos períodos de descanso. "Só o monitor consome metade da energia total do computador", explica. Outra sugestão é desligar o equipamento durante longo período de ausência.

2) Devemos desligar o freezer por algumas horas? Quando for religado, não vai gastar tudo que se economizou durante o período em que esteve desligado?
R: Se realmente você desligar e ligar o freezer acabará gastando mais energia porque o motor que estava parado será ativado. O que os especialistas sugerem é que se tente desativar o freezer e manter os alimentos dentro do congelador da geladeira. Caso você realmente precise utilizar o freezer, pode seguir algumas medidas que ajudam no racionamento como: regular o termostato conforme a estação do ano, fazer degelo periodicamente, vistoriar a borracha de vedação para não escapar ar frio e evitar abrir a porta várias vezes.

3) Se desligarmos os equipamentos em stand-by da tomada o consumo será menor?

- Os aparelhos que não estão sendo usados, mas conectados à tomada, consomem mais energia?

- É preciso desligar da tomada os aparelhos que têm relógio?

R: R: É importante desligar da tomada equipamentos em stand-by e que tenham relógios. Segundo os cálculos do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, os equipamentos em stand-by e relógio podem consumir até 5% mais de energia. Se o aparelho estiver desligado e apenas conectado à tomada (sem stand by nem relógio) não consome energia.


Endereço: Rua Dos Crisântemos, 79
CEP 04049-020 -  Bairro Mirandópolis
São Paulo - SP
PABX:  55  11 5581-9533