Em prédios e condomínios

Com o esforço coletivo dos moradores, é possível gastar menos energia elétrica. Saiba como.

Aquecedor
Regule o termostato do aquecedor para evitar que a água seja aquecida sem necessidade. Melhor ainda é instalar um contador de tempo para ligar e desligar o aparelho automaticamente.

Painel solar
Faça uma reunião de condomínio para discutir se a compra de painéis solares é uma solução viável para aquecer a água. O chuveiro elétrico é um dos maiores responsáveis pelo consumo de energia.

Lâmpadas eficientes
Troque as lâmpadas incandescentes por fluorescentes. Elas são ideais para áreas que permanecem com as luzes acesas quatro horas ou mais por dia.

Água
Faça uma campanha de economia de água no seu condomínio. Veja se há excessos de gasto e vazamentos. A colaboração de funcionários e moradores é essencial para diminuir os custos de energia elétrica.

Vistoria
Marque com um técnico vistorias periódicas nas partes elétricas e hidráulicas do seu edifício - é importante para achar possíveis desperdícios de energia.

Diagnóstico personalizado
A Eletropaulo oferece um serviço de conscientização para economizar energia elétrica. Quem se interessar, pode procurar a empresa para saber qual é o profissional mais indicado do setor para fazer uma vistoria.

Sensores de luz
Em áreas de bastante movimento, vale a penas instalar sensores que detectam presença. Assim a luz acende quando alguém passa e apaga quando o espaço fica vazio. A economia pode chegar a 90%.

Fiação em bom estado
Manter a fiação em perfeitas condições e não deixar os fios desencapados ou em contato com partes metálicas ajuda a não desperdiçar energia.

Geradores
Funciona bem na hora da falta de luz, mas custa caro para os moradores. Para você ter uma idéia, um prédio de 20 andares precisa de um gerador de 80 Kw (preço médio de (*) R$ 40 mil ) para manter as escadas, corredores e elevadores com energia. Se o prédio tiver quatro apartamentos por andar, o gerador dará um custo de(*) R$ 500,00 por apartamento.

Ar-condicionado
Quando o ar-condicionado estiver ligado, mantenhas as portas e janelas bem fechadas. Assim, a máquina não precisa trabalhar na potência máxima para resfriar o ambiente.

Filtros sujos dificultam a passagem do ar e forçam o motor do aparelho.

Não instale aparelhos que fiquem expostos a raios solares. Isso bloqueia as grades de ventilação.

Desligue a máquina quando a temperatura ambiente diminuir e mantenha sempre o termostato regulado.

Elevadores
Veja se os elevadores do seu prédio tem um sistema inteligente, com selecionador de paradas e capacidade de determinar a unidade mais próxima para atender a chamada. Isso colabora para a redução do consumo de energia.

Sugira que um dos elevadores fiquem desligados durante a madrugada, quando o movimento for menor.

(*) Preços Calculados em novembro 2001 - Sujeitos a reajuste.


Endereço: Rua Dos Crisântemos, 79
CEP 04049-020 -  Bairro Mirandópolis
São Paulo - SP
PABX:  55  11 5581-9533